A importância da Educação Continuada para uma carreira na Contabilidade sólida e bem-sucedida

In News, Últimas Notícias by Gabriela

No Dia do Professor – 15 de outubro, vamos abordar a importância da Educação Continuada para os contadores. Afinal, esta é uma das profissões com maior carga de responsabilidade, o que demanda estudo constante.

Engana-se quem pensa que os quatro anos de faculdade são suficientes para a construção de uma carreira sólida na Contabilidade. As legislações mudam de tempos em tempos, surgem novas obrigações acessórias e a própria Ciência Contábil evolui – afinal, enquanto Ciência, está em constante transformação.

Todos esses fatores fazem com que um bom contador precise investir em educação continuada: cursos livres, pós-graduação, mestrado, doutorado, etc. O próprio Conselho Federal de Contabilidade (CFC) incentiva a educação continuada, exigindo comprovação de pontuação anual para determinadas categorias de profissionais, como auditores e peritos.

Com a tecnologia, ficou mais fácil o processo contínuo de aprendizagem, afinal, ampliou o leque de possibilidades – como Webinars e cursos online – que podem ser assistidos em horários flexíveis, em casa ou no escritório.

Também é interessante que contadores busquem informações em áreas afins, como Direito, Economia, Administração; e até algumas que parecem distantes, mas têm muito a agregar – Marketing, Tecnologia da Informação, Estatística, Engenharia de Produção…

Uma coisa é fato: conhecimento é sempre um fator imprescindível, mas para contadores pode ser decisivo, especialmente no momento em que a profissão se reinventa devido às transformações tecnológicas. Buscar especialização e se aprofundar em determinadas áreas pode atuar como um verdadeiro diferencial de mercado.

Por isso, neste Dia do Professor, a OCF Informática parabeniza e homenageia os docentes de Ciências Contábeis, que cotidianamente fazem a diferença na vida dos futuros profissionais de contabilidade, contribuindo para uma sociedade mais justa e desenvolvida social e economicamente.

Feliz Dia do Professor!